Oficinas Pedagógicas

Cadê o lixo que estava aqui?


As escolas têm um desafio predominante de integrar a educação ambiental ao seu fazer pedagógico, sendo que o tema dos resíduos é sempre muito presente. O Instituto Estre busca apoiar as escolas na ampliação e qualificação do debate sobre este tema. O Programa de Oficinas Pedagógicas "Cadê o lixo que estava aqui?" é a principal forma pela qual o Instituto Estre atua nesta frente, propondo o entendimento do consumo e da geração de resíduos como parte de um mesmo processo, que precisa ser reavaliado e que vem causando enormes impactos de ordem ambiental, social e econômica.

Thumbnail

O que é

É um percurso pedagógico em que professores e estudantes têm a oportunidade de dialogar e refletir com profundidade sobre consumo e resíduos. E, a partir disso, pensarem sobre qual o papel que lhes cabe na complexa teia da responsabilidade compartilhada.

Quem participa

Professores e alunos do último ano do Ensino Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio.

Thumbnail

Como funciona?

O percurso foi desenvolvido para que os participantes tenham a oportunidade de ampliarem seu repertório, debaterem e construírem coletivamente o conhecimento, nas seguintes etapas:

Thumbnail

1 Oficina para educadores: é o momento de troca entre os participantes e educadores do Instituto Estre, que são responsáveis por compartilhar informações sobre educação ambiental (e a intrínseca relação entre consumo e resíduo) e apresentam atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula.

2 Na escola: é o momento de professores iniciarem um diálogo com suas turmas. O Instituto oferece uma série de materiais didáticos, adaptados para diferentes faixas etárias, com propostas de atividades para serem realizadas na escola.

3 Oficina e estudo do meio em um aterro sanitário da Estre: as turmas são acolhidas no Instituto, que de forma lúdica e adequada à faixa etária, desenvolve uma oficina, aprofundando o que foi trabalhado na escola. Por fim, as turmas visitam o aterro sanitário, conhecem de perto sua operação e têm uma dimensão do volume gerado cotidianamente.

4 De volta à escola: os professores retomam os materiais didáticos e conduzem atividades de sistematização para a turma. O Instituto Estre ressalta a importância das turmas socializarem o que aprenderam.

Thumbnail

Caderno conceitual

Antes de iniciar as atividades com os alunos e alunas, sugerimos a leitura deste volume que reúne importantes informações sobre a intrínseca relação entre consumo e resíduos, além dos temas: ciclo de vida dos produtos, valorização e disposição final, efeito estufa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, etc.

Criado a partir do pedido das professoras e professores participantes do Programa de Oficinas Pedagógicas.

Cadê I

Com atividades desenvolvidas para os alunos e alunas da Educação Infantil (a partir de 5 anos completos) e dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental. Aqui você encontra:

1 O que consumi e descartei ontem?

2 As coisas que jogamos fora se transformam?

3 Como construir uma minicomposteira

4 Acervo de brincadeiras tradicionais

Cadê II

Com sugestões de atividades desenvolvidas para os alunos e alunas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Você encontra:

1 O que consumi e descartei ontem?

2 As coisas que jogamos fora se transformam?

3 Dando novos destinos para o que já usamos

4 Como construir uma minicomposteira

5 Como fazer uma feira de trocas e Festa escolar sustentável

Cadê III

Com sugestões de atividades desenvolvidas para os alunos e alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Você encontra:

1 De que é feito meu objeto preferido?

2 Os quatro R’s e meu objeto preferido

3 Histórias do aterro

4 Cada um e todos pensando sobre o consumo e os resíduos

5 Outras propostas: minicomposteira, Com-Vida, Feira de trocas, Festa escolar sustentável

Cadê IV

Sugestões de atividades a serem desenvolvidas com alunas e alunos do Ensino Médio. Você encontra:

1 De que é feito meu objeto preferido?

2 Os quatro R’s e meu objeto preferido

3 Discutindo a publicidade

4 A embalagem é sustentável?

5 Sessão de cinema

6 Cada um e todos pensando sobre o consumo os resíduos

7 Outras propostas: Com-Vida, Coleta seletiva na escola, Feira de trocas, Festa escolar sustentável