Programa de Estágio

Educadores Ambientais do Instituto Estre

Thumbnail

O Programa de estágio do Instituto Estre existe desde a sua fundação e, de lá para cá, tem se enriquecido e ganhado complexidade. No início, os estagiários recebiam uma formação inicial, com informações sobre a gestão e a valorização de resíduos e eram envolvidos nas atividades administrativas.

Com o passar dos anos, a formação inicial foi ampliada, trazendo conteúdos e vivências em educação ambiental, o que fez com que o grupo passasse a se entender como um coletivo educador ambientalista. Um processo contínuo de formação foi criado:

Formação continuada: lida com os desafios da construção coletiva. Conta com a mediação de duas consultoras externas e os temas a serem trabalhados são escolhidos pelo grupo. Atualmente o foco tem sido comunicação, relação entre equipe, autoconhecimento e corresponsabilidade.

Grupo de estudos: debates sobre pedagogia, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, diversidade e outros temas pertinentes ao desenvolvimento dos projetos do Instituto.

Nocaute teórico: criado para lidar com a produção acadêmica sobre consumo.

Com tantos espaços de diálogos e conhecimentos, os estagiários passaram a influenciar os rumos do Instituto Estre, entendendo-se como corresponsáveis pelos espaços educadores, e contribuíram decisivamente para que a instituição vivenciasse os desafios da construção coletiva e da gestão compartilhada.

A duração do estágio é de até 2 anos e o Instituto Estre promove o Programa de Estágio em seus 3 Centros de Educação Ambiental (CEAs), localizados em Paulínia (SP), Fazenda Rio Grande (PR) e Rosário do Catete (SE).

Thumbnail

Como funciona

Thumbnail

Periodicamente são oferecidas vagas de estágio nos Centros de Educação Ambiental (CEA) do Instituto Estre. Os interessados se inscrevem e participam de um processo seletivo. Os universitários selecionados fazem estágio por dois anos, tendo como responsabilidade as rotinas administrativas do CEA, a organização e condução das atividades que compõem os projetos e programas de Educação Ambiental do Instituto Estre.

Todos os estagiários são preparados para atuar como educadores ambientais e para exercerem as demais atribuições de sua função. Além dos momentos de integração e da formação inicial para conduzir as Oficinas Pedagógicas, os jovens participam de um grupo de estudos sobre assuntos ligados à Educação Ambiental e de um percurso formativo que aborda questões relativas à gestão compartilhada, processos participativos e outros temas importantes para a convivência em grupo e o sucesso do trabalho em equipe.

Thumbnail

Qual a importância?

Thumbnail

O estágio se configura numa oportunidade repleta de novidades para os universitários, não só porque a maioria está ingressando no mercado de trabalho, mas porque muitos deles têm, pela primeira vez, a chance de trabalhar na área da Educação.

A possibilidade de integrar estudantes de diferentes cursos e de oferecer além da formação inicial um percurso formativo para discutir e vivenciar processos participativos, que visam construir coletivamente o próprio espaço de trabalho e as ações que nele ocorrem tornam ainda mais singular e enriquecedora a experiência do estágio.

Thumbnail