21/05 8:10

Instituto Estre sugere documentários sobre resíduos

Por institutoestre

Impulsionados pelo consumo, a geração e o descarte de resíduos tornaram-se um problema de enormes dimensões. Diante desse tema, o Instituto Estre sugere documentários para a reflexão, de uma maneira leve, interessante e até divertida sobre essas questões.

O documentário brasileiro “Estamira” de 2005 dirigido por Marcos Prado, relata a história de Estamira e um grupo de pessoas que vivem em um lixão do Rio de Janeiro. Ela filosofa sobre problemas socioambientais, como por exemplo, o destino dado aos resíduos de grandes metrópoles.

Já o vídeo “A História das Coisas” (The Story of Stuff) de 2007 dirigido por Louis Fox, aborda o consumo exagerado de bens materiais, e mostra de maneira didática e clara todo o processo que vai desde a extração da matéria-prima, a confecção do produto, venda, compra e falsa ideia de necessidade, até o momento de descarte e poluição, e o impacto negativo que esse consumo causa no meio ambiente.

O documentário anglo-brasileiro “Lixo Extraordináriode 2010 dirigido por Lucy Walker, relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de materiais recicláveis em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias/RJ. 

A animação “WALL –E” de 2008 com direção de Andrew Stanton, mostra que depois de destruir a Terra com poluição, a raça humana passa a viver em uma nave no espaço. Wall-E é um robô construído para limpar o planeta e sobrevive à base de energia solar. Um dia, uma nave traz um novo e moderno robô: Eva.

O documentário “Oceanos de Plástico” de 2016 dirigido por Craig Leeson, apresenta a descoberta de que os oceanos do planeta estão repletos de plástico e aponta os impactos da poluição ambiental.

E o documentário “A Conspiração da Lâmpada Elétrica” (The Light Bulb Conspiracy) de 2010, dirigido por Cosima Dannoritzer, apresenta a indústria determinando a  duração curta para alguns produtos com o objetivo de estimular o consumo das versões mais atuais.

Ficou interessado em saber ainda mais? O Instituto Estre compartilha em sua cartilha “Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil” uma série de informações sobre resíduos, os principais elementos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os desafios e oportunidades do setor, além de mais dicas de sites, livros, filmes e pesquisas sobre o tema.