20/12 11:30

Sala Verde e o Instituto Estre: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na Rede em Sergipe

Por institutoestre

Finalizando as atividades em 2019, o Instituto Estre desenvolveu o projeto “Cadê o Lixo que estava aqui?” no 4º trimestre em Sergipe com uma nova parceria local, o Projeto de Educação Ambiental “Salas Verdes”.

As Oficinas envolveram participantes de 10 municípios de diferentes regiões do estado. Além de Rosário do Catete, onde está localizado o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sergipe da Estre Ambiental, participaram escolas de Pacatuba, General Maynard, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto, Carmópolis, Poço Verde e Pedrinhas.

Segundo Bruno Villaça, Assistente de Projetos do Instituto, foram debatidos temas voltados à compreensão de natureza, relação entre consumo e resíduos, e meio ambiente e sociedade. Os participantes também conheceram o funcionamento do Centro de Gerenciamento de Resíduos, a partir da maquete pedagógica e de um tour pelo aterro sanitário.  “Para o Instituto, foi uma excelente oportunidade de ampliar o diálogo com públicos de diferentes cidades e parcerias com projetos de Educação Ambiental em Sergipe”.

Visita a Maquete Pedagógica, onde os(as) participantes puderam debater sobre o ciclo do lixo e o funcionamento de um Aterro Sanitário

Ao todo, cerca de 277 pessoas entre estudantes, professores(as) e representantes das Salas Verdes de cada cidade participaram das oficinas!

Atividades lúdicas para discussão sobre a percepção e compreensão do que é a natureza

O Projeto Salas Verdes, consiste na organização de espaços e grupos de fomento a Educação Ambiental nos municípios. Segundo Elane Alvarenga, Diretora de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade-SEDURBS, e coordenadora do Projeto em Sergipe: “A Sala Verde é um espaço dedicado à sensibilização e disseminação do saber através da Educação Ambiental, com a realização de reuniões, ações, oficinas, projetos, e programas educacionais para toda a comunidade, que busca, além do acesso à informação, oferecer a possibilidade de reflexão e construção do pensamento e ação socioambiental”

Para saber mais sobre o Salas Verdes é só acessar: http://salasverdes.mma.gov.br/

Encerramento da Oficina Pedagógica no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sergipe, em Rosário do Catete (SE)