20/12 11:40

Projeto de Estágio: Contribuições da Educação Ambiental para o Currículo Profissionalizante

Por institutoestre

O Instituto Estre deu início este ano ao seu novo Projeto de Educação Ambiental. Pensado para acolher uma demanda frequente por parte do público técnico e universitário, o Projeto de Estágio Obrigatório propõe um aprofundamento dos conhecimentos, vivências e práticas no contexto dos Resíduos Sólidos e da Educação Ambiental aos(às) futuros(as) profissionais.

O Estágio Obrigatório foi ofertado em 2 ciclos com carga horária de 48h estabelecidas pela Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), no Centro de Educação Ambiental do Instituto em Fazenda Rio Grande. Todos(as) os(as) participantes são estudantes do Ensino Técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) da região, com quem o Instituto firmou parceria para a realização do Projeto. A iniciativa também vem ao encontro do que prevê a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99) no que diz respeito à sua incorporação em todos os níveis de Ensino, em espaços formais e não formais de aprendizagem.

Dessa forma, os futuros técnicos ambientais tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do Instituto Estre, acompanhar a rotina e a execução dos principais projetos que abrangem o Programa de Educação Ambiental, realizar visitas técnicas guiadas pelas equipes do Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu da Estre Ambiental, da Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Cavo, e da Associação dos Catadores Unidos de Fazenda Rio Grande.

Ao final dos dois ciclos, 25 estudantes buscaram o Instituto para realização do Estágio e sete participaram do Projeto conosco! Para Marcela Ferreira, Assistente de Projetos do Instituto, estar em contato com este público a partir do projeto proporcionou uma grande troca de experiências. “Além disso, a Educação Ambiental tem a singularidade de trazer conhecimentos técnicos e científicos junto a valores como cuidado, construção coletiva e pertencimento, além do seu caráter crítico de compreensão das questões socioambientais. Contribuir na formação dos(as) estudantes a partir desse entendimento pode gerar boas transformações na região”.

Trazemos abaixo o depoimento da Renata Apª dos Santos, participante do 2º ciclo do Projeto:

“Foi um imenso prazer ter conhecido pessoas como vocês e o trabalho que realizam. Me fez ver o que eu realmente quero para mim. Desejo transmitir para as pessoas o que vocês me transmitiram!”

Visita Técnica à Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde da CAVO em Curitiba (PR)

Visita Técnica à Frente de Operação do Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, em Fazenda Rio Grande (PR)

“Quais palavras vêm à sua mente quando o assunto é Educação Ambiental?” Atividade proposta pelo Instituto Estre no início e no final do Projeto de Estágio.