03/07 6:47

Mês do Meio Ambiente

Por institutoestre

Junho, Mês do Meio Ambiente

Você sabia que Junho é considerado o Mês do Meio Ambiente? Além do dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, é celebrado o Dia Nacional da Educação Ambiental (03), Dia Mundial dos Oceanos (08) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17):

– Dia Nacional da Educação Ambiental: A data mais recente na agenda do Mês do Meio Ambiente, foi sancionada pela Lei 12.633 de 2012 com o objetivo de fortalecer o debate e mobilizar a sociedade na construção da sustentabilidade socioambiental.

– Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia: A data começou a ser celebrada em 1972, com a Conferência de Estocolmo, um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

– Dia Mundial dos Oceanos: Criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (a Rio-92), a data chama a atenção da sociedade para a importância da preservação dos mares e oceanos.

– Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca: Escolhida pela Assembléia-Geral da ONU em 1994, propõe ao debate público a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca, problema que atinge ao menos ⅕ da população mundial.

Além da celebração, as datas são consideradas como momentos importantes e especiais no fortalecimento de uma postura crítica e atuante da sociedade em relação aos problemas socioambientais existentes no mundo. Para o Instituto Estre, o Mês de Junho é repleto de atividades, entre oficinas pedagógicas, eventos, palestras, contações de histórias, visitas técnicas e exposições realizadas com o intuito de fortalecer e engajar ainda mais os diferentes públicos na causa da Educação Ambiental e dos Resíduos Sólidos.