28/11 4:35

Empreendedorismo e investimento social são destaques em Campinas (SP)

Por institutoestre

Forum InovaSocioAmbiental – Decodificando Negócios de Impacto – ganha atenção e espaço no maior evento de empreendedorismo e inovação do interior de São Paulo

Nos dias 24 e 25 de outubro, aconteceu em Campinas (SP) a 5ª Edição do InovaCampinas, o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior de São Paulo. O evento contou com a presença de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. Ao longo do segundo dia, o espaço contou com a primeira edição do Fórum InovaSocioAmbiental – Decodificando Negócios de Impacto, com programação voltada ao empreendedorismo e ao investimento social.

Realizado pela Rede de Investidores Sociais (RIS) do Interior Paulista – rede regional articulada por associados ao GIFE – em parceria com a Phomenta e com o apoio de associados e coordenadores, o Fórum cumpre sua meta ao incluir na agenda de empreendedorismo e inovação temas e conceitos que precisam ganhar espaço em eventos como o InovaCampinas. “O objetivo central desse primeiro evento foi trazer uma fala bem prática do que é e como ser empreendedor social e um investidor social”, esclarece Camila Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal e uma das coordenadoras da RIS do Interior Paulista.

Camila acredita que “sustentabilidade, no Terceiro Setor, está muito relacionada ao eixo econômico de manutenção dos serviços socioambientais; enquanto no mundo empresarial está relacionado ao olhar para os seus impactos socioambientais e como mitigá-los. São ênfases distintas”. Para dar a ênfase necessária na programação do Fórum, foram convidados empreendedores sociais para apresentarem o modelo de negócios de seus projetos, “evidenciando que o resultado financeiro positivo pode ser uma alternativa muito interessante para ampliação dos impactos socioambientais positivos, a sustentabilidade e perenidade da instituição”, atesta a especialista.

O Fórum InovaSocioAmbiental contou com rodadas de palestras, apresentação de cases, painel para feedbacks com empreendedores e especialistas do setor, conversas interativas com a plateia, e ao final, o workshop “Prototipando Soluções de Impacto SocioAmbiental” que propôs uma prática de criação de um negócio de impacto. “No InovaSocioAmbiental, a abordagem apresentada é que os pilares da sustentabilidade precisam dar sustentação às organizações de qualquer setor, analisando profundamente qual o benefício em termos de serviços ou produtos que são ofertados à sociedade” conclui Camila, sobre a edição dentro do evento de Campinas.

Leandro Pinheiro, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, afirmou em matéria sobre o Fórum InovaSocioAmbiental veiculada pela Rede GIFE na internet, que “negócios sociais e investimentos de impacto estão hoje no centro das discussões do Terceiro Setor e do seu papel como incentivador de desenvolvimento social”.

O Fórum InovaSocioAmbiental integra uma agenda de dez eventos que está percorrendo o Brasil, fomentada por uma chamada do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto 2018, destinada a apoiar e impulsionar eventos com agendas correlacionadas ao tema ao longo do segundo semestre deste ano.

 

 

Veja mais informações nas matérias realizadas pelo GIFE e pela FEAC:

GIFE
https://gife.org.br/rede-de-investidores-sociais-do-interior-paulista-promove-atividade-sobre-negocios-de-impacto-dentro-do-maior-evento-de-empreendedorismo-e-inovacao-da-regiao/

FEAC

http://www.educardpaschoal.org.br/noticia.php?id=136

 

 

Veja o Álbum de fotos para download ou no Facebook:

DOWNLOAD
https://www.flickr.com/photos/inovacampinas/

FACEBOOK

https://www.facebook.com/foruminovacampinas

 

Visite o site do Inova Campinas e saiba mais sobre o evento:

(http://inovacampinas.org.br/)