29/10 7:19

Instituto Estre e Secretaria Municipal de Educação de Rosário do Catete: novas atividades!

Por institutoestre


No mês de outubro, o Instituto Estre ampliou as ações de educação ambiental realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rosário do Catete (SE). As instituições de ensino já participantes do Projeto Escolas Sustentáveis passaram a acolher também as atividades do Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?”.

Edjária Silva Chagas, Secretária de Educação de Rosário do Catete, considera que a Educação Ambiental realizada nas escolas públicas da cidade é fundamental “para a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem e para que possam respeitar o meio ambiente e ter mais qualidade de vida”. Sobre a parceria com o Instituto Estre, Edjária nos conta que ela é de suma importância: “as oficinas realizadas pelo Instituto fazem com que a Educação Ambiental se torne mais presente na realidade da comunidade escolar”.

À frente das atividades do Programa de Oficinas Pedagógicas, está o Assistente de Projetos Bruno Villaça. Ele acredita no potencial da Educação Ambiental Crítica e Emancipatória que o Instituto busca construir no dia-a-dia: “discutindo a questão dos resíduos com um olhar sistêmico, pensando na produção de bens, no consumo e na geração de resíduos, não deixando de lado aspectos culturais e econômicos” são algumas formas de concretizá-la.

Sobre a ampliação dos projetos de educação ambiental na cidade, Bruno considera que “fortalecer a atuação local é essencial, aproximando a comunidade do entorno ampliando os debates sobre os principais desafios ligados a gestão de resíduos”.

 

Outras atividades do instituto pela região nordeste

Além do Programa de Oficinas Pedagógicas, o Centro de Educação Ambiental de Rosário do Catete segue com diversas outras atividades até o final do ano:

– O “Portas Abertas”, com vivências para a comunidade no entorno dos aterros e realizado em parceria com a área de Relações Institucionais da Estre Ambiental, ainda terá outros dois encontros que serão realizados em outubro e novembro;

– Visitas Técnicas com alunos(as) da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e do Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas;

– Oficinas de Cocriação do Projeto Escolas Sustentáveis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rosário do Catete;

– Parceria com os Consórcios Públicos de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos de Sergipe: realização de reuniões, atividades formativas e vivências no Centro de Gerenciamento de Resíduos da Estre Ambiental.

Veja o perfil de Edjária Silva Chagas, Secretária de Educação de Rosário do Catete que fizemos em 2017:
http://www.institutoestre.org.br/2017/12/01/edjaria-secretaria-de-educacao-de-rosario-catete/