13/09 5:49

Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná

Por institutoestre

No dia 30 de agosto, o Instituto Estre acompanhou o Seminário Final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR), realizado em Curitiba, no auditório do Instituto de Engenharia (IEP/PR). O evento teve como proposta compartilhar o resultado final da elaboração do documento cuja construção, feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA/PR), se iniciou em 2011.

Aproveitamos a oportunidade para conversar com o Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA/PR, Vinicio Bruni, e saber mais sobre o tema.

Segundo o coordenador, “o Paraná segue uma hierarquia na execução de trabalhos em resíduos, na ordem: política, planos, programas e projetos”. Nesse sentido, o Plano Estadual representa importante instrumento que auxiliará nas regiões e nos municípios do estado no processo de planejamento e execução de seus planos de gestão e gerenciamento.

Vinicio Bruni complementa que o Plano “é um documento que tem a análise dos dados coletados no diagnóstico, a apresentação de cenários e prognósticos. Tudo isso deve ser seguido para ser executado e monitorado para finalmente chegar na sua revisão e reiniciar o processo de forma contínua e permanente”.

Quando perguntado sobre a importância da Educação Ambiental na construção de documentos como este, o coordenador considera que “esse processo não pode estar desconectado dela ainda mais da forma que foi feito, com reuniões, fóruns, seminários e oficinas técnicas. Recebemos 1.241 inscrições de 204 cidades diferentes. Isso significa o equivalente a 80% em população”.

Ainda, sobre o papel da Educação Ambiental dentro da problemática, Vinicio relembra a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e enfatiza que a considera com um componente essencial e permanente da educação brasileira, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal e não-formal.

Marcela Machnicki, assistente de projetos do Instituto Estre, que acompanhou a programação do Seminário e a apresentação do Plano Estadual, considera que “participar do evento foi uma ótima oportunidade de entrar em contado com diferentes atores relacionados à questão dos resíduos e com os principais debates a nível regional, pensando também como podemos contribuir dentro de nossos projetos e programas de Educação Ambiental”. 

Segundo informações da SEMA/PR, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná fornecerá subsídios para um horizonte de atuação de 20 anos, com revisão periódica a cada 4 anos e comtempla os 399 municípios do estado.

Para mais informações sobre o programa paranaense, acesso o link:
http://www.residuossolidos.sema.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1