14/08 15:34

Edital de seleção para escolas em Paulínia (SP)

Por institutoestre


inscrições edital paulínia 1

 

Edital de seleção

Programa “Cadê o lixo que estava aqui?” para escolas de Paulínia/SP

 

Agenda de Oficinas Pedagógicas para escolas de Paulínia

O Instituto Estre de Educação Ambiental abre as inscrições para a seleção de 50 turmas de escolas públicas e particulares situadas no município de Paulínia, São Paulo, para participação no Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?”.

Para participar, o(a) professor(a) deve realizar a inscrição da turma interessada por meio do formulário online, disponível no site do Instituto Estre (http://bit.ly/InscriçãoOficinasPedagógicasPaulínia) até o dia 14 de setembro de 2018.

 

Sobre o Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?”

O Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?” é um percurso pedagógico no qual professores(as), alunos(as) têm a oportunidade de dialogar e refletir com profundidade sobre consumo, resíduos e as suas intrínsecas relações. E, a partir disso, pensarem sobre o papel que lhes cabe individual e coletivamente na complexa teia da responsabilidade compartilhada.

A questão dos resíduos sólidos destaca-se dentre os principais desafios da atualidade, fazendo-se necessária uma reflexão profunda e um diálogo aberto que extrapola os sacos de lixo que colocamos para fora de casa. A escola como espaço social destinado a educar pode ser uma referência viva e um ambiente disseminador de sustentabilidade para a comunidade.

Por isso, o Programa de Oficinas Pedagógicas, a partir da educação ambiental crítica e emancipadora, busca apoiar as escolas em seu desafio de integrar o debate sobre consumo e resíduos e outros temas da Educação Ambiental ao seu fazer pedagógico. Em seus 10 anos de atuação o Instituto Estre já dialogou com 184.163 pessoas, entre professores(as), alunos(as) e demais membros da comunidade escolar no Programa de Oficinas Pedagógicas pelo Brasil.

inscrições edital paulínia

FOTO: PAULO VITALE

Quem participa?

Professoras e professores, alunas e alunos. Para esta chamada serão contempladas apenas unidades escolares públicas e particulares de Paulínia/SP.

 

Como funciona?

O Instituto Estre abre suas portas para iniciar mais um processo com as escolas do entorno de seu Centro de Educação Ambiental em Paulínia e a equipe do Instituto está muito feliz em poder ampliar sua atuação promovendo a abertura de diálogos.

Para o desenvolvimento do Programa é proposto um percurso composto por 6 etapas sequenciais, sendo que quatro contam com o apoio de materiais didáticos elaborados pelo próprio Instituto Estre:

 

1 – Inscrição: os professores e professoras cadastram sua turma no site do Instituto Estre.

2 – Seleção: seguindo os critérios de seleção, o Instituto Estre divulga em seu site os resultados expressando o público que será contemplado com o programa.

3 – Agenda: o professor ou professora recebe a data referente à sua oficina e a de sua turma – que devem acontecer ainda no segundo semestre de 2018.

4 – Oficina para Professores(as): esse é o primeiro momento de troca em que as educadoras e os educadores ambientais do Instituto Estre têm a oportunidade de compartilhar uma série de informações com os professores sobre Educação Ambiental, consumo, resíduos e a intrínseca relação entre eles. São também apresentados os materiais de apoio elaborados pelo próprio Instituto: Caderno Conceitual e Caderno de Oficinas, direcionado à faixa etária da turma. Acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Instituto Estre na cidade de Paulínia/SP.

5 – Na escola: com o intuito de estimular um diálogo inicial, os(as) professores(as) podem selecionar do conjunto de atividades do Caderno de Oficinas, as que mais se encaixam com o grupo com o qual o diálogo será estabelecido, iniciando uma jornada neste tema com sua turma!

6 – Oficina e estudo do meio no Centro de Gerenciamento de Resíduos: conduzido pelos educadores e educadoras ambientais do Instituto Estre de forma lúdica, divertida e adequada às idades. Busca aprofundar o que foi trabalhado na escola, complementando-o com exposições e diálogos sobre a importância das destinações ambientalmente corretas e as diferentes tecnologias empregadas no tratamento e valorização dos resíduos. A oficina é realizada no Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre em Paulínia/SP, conta com o apoio da maquete pedagógica e inclui o estudo do meio em um aterro sanitário da Estre Ambiental.

7 – De volta à escola: retomando os materiais desenvolvidos pelo Instituto Estre, professores(as) encontram, nos cadernos que receberam, atividades para facilitar a sistematização e socialização dos conhecimentos e experiências vivenciadas.

inscrições edital paulínia

FOTO: PAULO VITALE

Sobre as inscrições:

1 – Como fazer a inscrição no programa?

Cada professor(a)  pode inscrever uma turma, de até 35 pessoas, que estejam regularmente matriculadas em um dos anos a seguir:

–       9º ano do Ensino Fundamental II
–       1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio
–       Curso técnico
–       Educação de Jovens e Adultos (EJA) – para estes, independentemente da etapa de aprendizagem.

A inscrição será feita por meio do preenchimento de um formulário online, disponível no fim deste edital. Prazo: até dia 14 de setembro de 2018.

O número de participantes restringe-se a 37 pessoas, sendo 35 alunos(as) e dois acompanhantes, por conta da capacidade de acolhimento de nossos espaços.

 

Vale notar que…

–       A inscrição da turma pode ser realizada por um(a) professor(a) de qualquer área do conhecimento, sendo que cada professor(a) só pode inscrever uma turma para participar.

–       É importante que o Programa “Cadê o lixo que estava aqui?” esteja relacionado à proposta de trabalho pedagógico do(a) professor(a).

–       Cada escola poderá inscrever até cinco turmas.

 

2 – Quem será selecionado?

No segundo semestre de 2018, 50 turmas serão selecionadas para participarem no Programa de Oficinas Pedagógicas no Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre em Paulínia/SP, nos períodos da manhã ou da tarde, conforme agendamento.

2.1 – Os critérios de seleção serão:

(a)   Distância de trajeto até o Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre em Paulínia/SP. As escolas mais próximas terão prioridade na seleção;

(b)   Justificativa dada pelo(as) professores(as) sobre o sentido que a participação neste projeto tem para o trabalho que desenvolvem em sala com seus alunos;

 

3 – Resultados

A divulgação das 50 turmas participantes acontecerá a partir do dia 05 de setembro de 2018 no site e redes sociais do Instituto Estre.

 

4 – Quais são as responsabilidades entre as partes?

4.1 Do Instituto Estre

O Instituto Estre compromete-se a promover um encontro de formação (onde se inicia o diálogo sobre educação ambiental, consumo e resíduos) para os(as) professores(as) das turmas que participarão do Programa de Oficinas Pedagógicas. A participação do(a) selecionado(a) no encontro de formação é requisito fundamental para o programa. A data de realização do encontro será 10 de setembro, no período da manhã (8h30-11h30) ou à tarde (13h30-16h30), podendo o período ser escolhido mediante prévio contato com o Instituto Estre. Os(as) professores(as) receberão um certificado de participação com a carga horária do evento. Observa-se aqui, que o transporte desta equipe pedagógica para o encontro de formação não será subsidiado pelo Instituto Estre.

O Instituto Estre fornecerá o transporte para deslocamento da turma: da escola para o Centro de Educação Ambiental em Paulínia e de retorno à escola.

Não será fornecido lanche para as alunas e alunos, porém o Instituto Estre conta com local adequado para lancharem, mas não para a sua preparação.

O Instituto Estre será responsável pela realização das Oficinas Pedagógicas em datas e horários estabelecidos pela sua equipe (Tabela 01), conforme agenda de atividades. Convém lembrar que as datas disponíveis aos sábados são direcionadas às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos.

 

Tabela 01 – Datas disponibilizadas pelo Instituto Estre para as oficinas pedagógicas.

Mês Datas disponíveis para Paulínia/SP
Setembro 14, 21, 24 e 26
Outubro 2, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17, 19, 22, 23, 24, 25, 30 e 31
Novembro 12, 13, 14, 19, 20, 29 e 30

 

As oficinas ocorrerão pela manhã, das 8h30 às 10h30, e pela tarde, das 13h30 às 15h30. Aos sábados, das 9h00 às 11h00.

Durante as oficinas pedagógicas a equipe do Instituto Estre fará o registro fotográfico das atividades e pesquisa de opinião com os professores. Por essa razão, a escola deverá providenciar que todos os alunos (representados por seus responsáveis legais, se menores de 18 anos) e professores assinem uma autorização de uso das suas imagens, cujo modelo será fornecido pelo Instituto Estre.

 

Observação: as datas podem ser reagendadas, caso situações climáticas impeçam a visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos.

 

4.2 Da escola

O(a) professor(a) se compromete a participar do encontro de formação a ser realizado pelo Instituto Estre e acompanhar sua turma em sua visita ao Centro de Educação Ambiental em Paulínia/SP.

A escola é responsável pela elaboração, entrega e assinaturas dos termos de saída, com a autorização dos responsáveis dos alunos para a visita ao Instituto Estre no dia agendado. A diretoria da escola se compromete a elaborar a autorização e declaração de saída da turma do ambiente escolar no dia da visita ao Instituto Estre.

 

Link para inscrição de sua turma:
http://bit.ly/InscriçãoOficinasPedagógicasPaulínia