13/07 12:26

Artigo do Instituto é publicado no 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Por institutoestre

Entre os dias 12 e 14 de junho, aconteceu o 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, o FIRS, em Curitiba, Paraná. O evento, que teve como propósito difundir e aprofundar conhecimentos que abordam as causas, consequências e novas alternativas para as questões pertinentes aos resíduos sólidos, também contou com um ambiente de reflexão e o Instituto Estre teve a honra de contribuir com um artigo redigido pela nossa equipe de educação ambiental (acesse pelo link: http://institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/385).

O artigo submetido e publicado nos anais do Instituto Venturi somou aos 254 artigos e 177 pôsteres recebidos no evento. A importância do fórum também pôde ser percebida pela diversidade de participantes, oriundos de 7 países diferentes e 17 estados do Brasil. No total, foram 111 instituições e aproximadamente 600 pessoas participantes no evento.

O material publicado – Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o Lixo que estava Aqui?”: Uma Contribuição ao Ideário Ambientalista Brasileiro – é de autoria dos membros da equipe de educação ambiental das três regionais do Instituto Estre.

Os autores – Heloize Souza Montowski, Alciana Paulino da Silva Lino, Gabriel Wolfensberger Guadalupe, Marcela Marchnicki Ferreira, Rodolfo Oliveira Nascimento e Valquíria Barbosa da Fonseca – enfatizam a educação ambiental como uma “razão de ser”, uma responsabilidade individual de todos em tempos de crise ambiental e civilizatória. Para tanto, resgatam a experiência das oficinas pedagógicas “Cadê o Lixo que estava aqui?”, desenvolvidas nas ações do Instituto ao longo de sua existência, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental.

 

 

Para ler o artigo, por favor, acesse o link:
http://institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/385.