05/06 14:59

Instituto Estre na Semana do Meio Ambiente

Por institutoestre

Desde 1972, no dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas. O dia foi escolhido por ter sido a data em que foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia. O intuito do marco no calendário mundial é chamar a atenção de todas as nações para as questões ambientais, despertar a consciência crítica coletiva da sociedade e trazer à tona a importância da preservação e do reaproveitamento dos recursos naturais.

Com um marco tão importante, o Instituto Estre comemora, entre os dias 5 e 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente, realizando diversas ações e atividades nas regiões Nordeste e Sudeste. São diversas contações de histórias*, palestras, visitas aos centros de educação ambiental e exibições da maquete pedagógica do funcionamento de um aterro sanitário. Tudo ocorre em diversos locais, entre escolas públicas e particulares, empresas e espaços públicos.

No Sudeste, são propostas cinco atividades. Dia 5, segunda-feira, ocorreu uma palestra na empresa PharmaNostra, pela manhã, trazendo um pouco da atuação do Instituto Estre na promoção da educação ambiental, e, no mesmo dia, uma visita do Projeto Pescar, da empresa Kimberly Clark, ao nosso Centro de Educação Ambiental, para conhecer o projeto e a maquete pedagógica, com direito a um tour no aterro sanitário.

Dia 7, é a vez da empresa Ask Chemicals receber palestra com nossos educadores ambientais. Nos dias 9 e 10, Kiara Terra, contadora de histórias, apresenta o espetáculo “Histórias para Pertencer ao Mundo”, abordando a temática de educação ambiental com foco em resíduos. Dia 9, sexta, serão quatro apresentações em escolas de Sumaré (SP). Já no dia 10, aberto ao público, ela se apresenta duas vezes, às 10h e às 15h, no Parque do Taquaral, em Campinas, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O Centro de Gerenciamento de Resíduos em Jardinópolis (SP) também receberá oficina e palestra sobre educação ambiental para mais de 200 pessoas nos dias 8 e 9 de junho.

No Nordeste, as atividades estão concentradas em Rosário do Catete (SE), onde fica nosso Centro de Educação Ambiental; e em Aracajú, capital do estado. Serão abordados assuntos como consumo, resíduos sólidos e cidadania, tudo isso de maneira interativa e lúdica. Dias 5, 6 e 7, Kiara Terra apresenta o espetáculo “Histórias para Pertencer ao Mundo”, com quatro apresentações realizadas na segunda-feira no Cine Teatro Municipal de Rosário do Catete; e, em Aracajú, três apresentações por dia na terça e na quarta-feira, no Teatro Tobias Barreto. Dias 7 e 8 também haverá apresentação de contação de histórias para colaboradores internos do CGR Sergipe e da coleta de lixo da Cavo.

Em Aracajú, nos dias 8 e 9 a maquete expositiva do aterro sanitário ficará disponível para visitação com atendimento dos educadores ambientais do Instituto Estre, no Shopping Riomar.

Além das atividades da Semana do Meio Ambiente, entre os dias 12 e 14 de junho o Instituto Estre estará presente no Fórum Internacional de Resíduos Sólidos de Curitiba. Para mais informações sobre o evento, clique no link: http://www.firs.institutoventuri.org.br/br/.

AGENDA NORDESTE (Rosário do Catete e Aracajú**)

05.06 | 08h30, 10h, 13h30 e 15h – “Histórias para Pertencer ao Mundo” com Kiara Terra, no Cine Teatro Municipal, em Rosário do Catete. EVENTO FECHADO PARA ESCOLAS;

06.06 | 7h30, 9h20 e 11h – “Histórias para Pertencer ao Mundo” com Kiara Terra, respectivamente nos colégios Arquidiocesano (unidade Centro), Coesi e Master, no Teatro Tobias Barreto, em Aracajú;

07.06 | 7h30, 9h20, 11h – “Histórias para Pertencer ao Mundo” com Kiara Terra, respectivamente nos colégios Amadeus, Nossa Escola e Arquidiocesano (unidade Farolândia), no Teatro Tobias Barreto, em Aracajú;
07.06 – “Histórias para Pertencer ao Mundo”, com Kiara Terra, para colaboradores, no CGR Sergipe;

08.06 – “Histórias para Pertencer ao Mundo”, com Kiara Terra, para colaboradores, na Cavo;

08 e 09.06 | Exibição da maquete expositiva do aterro sanitário com atendimento de educadoras/es ambientais no Shopping Riomar, em Aracajú. PISO E1.

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO! Participe!

 

AGENDA SUDESTE (Campinas, Paulínia, Sumaré e Jardinópolis)
05.06 | 08h
– Palestra sobre o Instituto Estre e sua atuação em educação ambiental na empresa PharmaNostra, em Campinas;
05.06 | 09h –
Visita do Projeto Pescar, da empresa Kimberly Clark, cliente da Estre Ambiental, ao Centro Educacional de Paulínia;
07.06 | 08h e 16h
– Palestra sobre o Instituto Estre e educação ambiental na empresa Ask Chemicals;
08 e 09.06 – Oficinas de educação ambiental no CGR Jardinópolis;
09.06 –
Quatro apresentações de Kiara Terra com contação de histórias “Histórias para Pertencer ao Mundo”, em escolas do município de Sumaré;
10/06 | 10h e 15h – Duas apresentações da Kiara Terra com contação de histórias, com o espetáculo “Histórias para Pertencer ao Mundo”, no Parque Taquaral, em Campinas***

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO! Participe! 

*As apresentações fazem parte da comemoração ao dia do meio ambiente e são voltadas para o ensino infantil/fundamental I, com idades aproximadas de 04 até 10 anos.

**as apresentações de Aracajú serão em espaços internos das escolas
***Parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.